segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Alma gêmea? A prova é o umbigo!

Durante minhas andanças pelos vales da filosofia, tive o prazer de conhecer o mito da Origem do Amor, de Aristófanes, filósofo e dramaturgo de Atenas. (E não, eu não confundi com Aristóteles. E Não, ele não é parente de Aristóteles. kkk)
O que me deixou mais intrigado neste mito foi a relação do umbigo com a origem das almas gêmeas. De acordo com Aristófanes, o umbigo é um lembrete de uma grande desavença entre os seres humanos e os deuses do Olímpio.
De acordo com o mito...
Quando a terra ainda era plana, as nuvens eram feitas de fogo, e só existia o Monte Olímpo, o qual atravessa o céu, na superfície terrestre.
[Os deuses ainda estavam trabalhando o “Layout” da terra]
Começavam a surgir os primeiros seres humanos, que tinham dois corpos, os quais eram fundidos pelas costas, Do início da coluna dorsal á parte de traz da cabeça. Eles tinham dois pares de pernas, dois pares de braços e uma cabeça com duas faces. [como irmãos siameses]
Estes primeiros seres humanos eram separados em três tipos: Os filhos do Sol (dois corpos masculinos), As filhas da Terra (dois corpos femininos) e Os filhos da Lua (Um corpo masculino e um corpo feminino). Eles eram dotados de incrível força, inteligência, e coragem. Um dia,estes seres, decidiram se rebelar, escalar o Monte Olímpo e tomar o poder dos Deuses.
Zeus, o Senhor do Olímpo, e os outros deuses não podiam admitir tal afronta, porém não podiam matar os seres humanos, pois deuses são tão carentes quanto os humanos em relação a amor e adoração.Sem o amor deles os deuses não existem.[Tal como, o Deus dos católicos. Se dúvidas, tente filosofar sobre o 1º mandamento para ver no que é dá. xD]

 Eles precisavam deter os seres humanos, mas como?
Foi então que Zeus, com um pouco de dificuldade, encontrou uma solução. Ele decidiu cortar os seres humanos ao meio com seus poderosos raios. Dessa forma enfraqueceria cada um deles e multiplicaria o número de seres humanos, para amar e adorar os deuses. E se estes, tentassem tomar o Olímpo novamente, seriam, mais uma vez, mutilados ao meio, para caminhar pela terra sobre uma só perna e admirar a obra dos deuses com um só olho.

Então, sem a menor piedade, Zeus lançou uma Saraivada de Raios em cima de suas criações.

Após dividir cada ser humano, Zeus, pediu a Apolo que invertesse o lado dos membros de cada corpo para o lado onde estava a ferida, causada pelo raio, e que fechasse a esta até o centro do corpo, deixando apenas um buraco semi-aberto como lembrete de sua punição.
Como se não fosse o bastante, o Senhor do Olímpo, criou uma tempestade, uma tão violenta, que espalhou cada ser humano pelos quatro cantos do mundo. Para que nenhum deles encontrasse sua metade novamente, e assim, nunca mais tivessem força para desafiar os deuses.
Até hoje, os seres humanos caminham pelos vales da existência á procura de sua metade. Tentando, mesmo que instintivamente, unir o corpo ao de outro alguém.



Da mesma forma que a chuva une os eternamente distantes, céu e terra. Pois no centro de teus corpos, carregam a prova da existência de sua outra metade, sua alma gêmea.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
[Abaixo um link do video-clipe da banda - Hedwig and The Angry Inch, o qual fala exatamente sobre o mito da Origem do Amor.](Com umas pequenas mudanças pelo bem da letra, mas a estória é a mesma.)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Se gostou, deixe um comentário.
Se não gostou, comente agora!
Por favor, exponha suas idéias, mas nunca as imponha.
Obrigado e um abraço!
Victor Syas

5 comentários:

  1. Nossa, que legal!! (não fazia a mínima idéia disso HUSAHUSAHUSAHUSA)

    ResponderExcluir
  2. Não gostei! leia a Biblia em Genesis 1 , vc vai conhecer a verdade! Mas te admiro vc é muito talentoso.

    ResponderExcluir
  3. Muito estranho isso que está escrito,temos que conhecer a verdade e ela nos libertará,tudo ao contrario da palavra de Deus...mas continue escrevendo por que você vai longe com o sucesso que tem,parabens.....
    Abraços..

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelas críticas! Me desculpe se para alguns pareci ateu. Só estava escrevendo sobre um antigo conto de Aristofanes.
    Eu acredito que exista sim, uma força maior que rege o Universo, "Deus", mas sou um Anti-religioso.Não acredito em instituições onde a "resposta pronta" serve de principal pilar. ao meu ver, o A dúvida e a crítica(Discussão, não reclamação) liberta o ser humano.

    E no texto, eu exponho meu pensamento, Um reequadramento sobre o primeiro mandamento, sobre a carência existente em cada ser, pois acredito que isto é universal. Embora Deus e eu tenhamos uma enorme diferença de poder, acredito que somos iguais em nossa necessidade de afeto. Tentem refletir sobre o 1º mandamento ("Amai a Deus acima de todas as coisas")

    ResponderExcluir
  5. Parabéns...muito legal o mito e o que falou sobre o 1 mandamento, acho q tem razão sobre isso. Pessoas cultas e inteligentes são outra coisa. Carol.

    ResponderExcluir